terça-feira, 6 de novembro de 2007

Passarela Shopping

Pelo nome imagina-se que seja um novo shopping que será construído em Salvador, mas quem teve esse pensamento enganou-se. Suponho que muitas pessoas que residem na capital baiana já compraram alguma coisa no “grande” empreendimento.

Diariamente cerca de 8 mil pessoas transitam pelas passarelas do Iguatemi. Elas estão indo para o trabalho, fazer compras no shopping ou indo para a Rodoviária. Isto seria o comum, mas, além dessas atividades do cotidiano, essas pessoas também vão fazer compras no “camelódromo”.

Bijuterias, perfumaria, tênis de última moda – falsificados é claro! – e muito mais. Toda esta variedade pode ser encontrada com os inúmeros vendedores ambulantes que ficam ali instalados. Do momento em que os
transeuntes descem do ônibus até a chegada ao seu destino - shopping, rodoviária etc – são cercados por estes vendedores com suas tentadoras promoções.

Atualmente estima-se que
397 mil pessoas estão desempregadas na região metropolitana, e isso faz com que as pessoas, literalmente, se “virem nos trinta”. Antigamente não se encontrava muita coisa lá, mas agora você encontra remédios, CD’S e DVD’S piratas. A sensação do momento são as tão desejadas barras de chocolate da Garoto. Elas são vendidas abaixo do preço encontrado nas Lojas Americanas, por exemplo. Não há quem passe e não sinta vontade de comprar uma. “Barra de chocolate da Garoto, é três real”...

Agora como todo “bom” shopping, é impossível caminhar pela passarela e não se esbarrar em alguém. Crianças, idosos, gestantes, pastores pregando a “palavra”, carrinhos de mão, deficientes físicos, não existe preferência.

Para efetuar as compras é chegar, tirar o dinheiro primeiro e levar a mercadoria – ah! Não pode falta a boa pechincha: “faz por dois reais?!...”. As “lojas” (bancas dos ambulantes) funcionam em horário semelhante ao do shopping, só que um pouquinho mais cedo, das 8 às 22h.

Como não existe bom sem defeito, vale lembrar que todo cuidado é pouco na hora de comprar alguma coisa. “Espertalhões” estão aproveitando a falta de segurança no local para realizar furtos. Na hora de comprar, de preferência, vá com o dinheiro trocado e evite abrir bolsas ou carteiras na hora de realizar sua compra.

Ah! Pense bem antes de adquirir estes produtos, nunca é demais ressaltar que a maioria das mercadorias são falsificadas e não possuem nota fiscal, depois não adianta chorar pelo leite derramado!!!

Colaborou Carlos Eduardo Freitas
http://www.salvadorre-vista.blogspot.com/

Nenhum comentário: