quarta-feira, 26 de março de 2008

Bom de saúde

O brasileiro já viveu saudável um dia, mas hoje isso já não pode ser mais afirmado com tanta convicção. No Rio de Janeiro uma doença simples de ser resolvida (segundo especialistas) fez mais uma vitima, completando 31 só este ano. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) o índice de infectados no Brasil esta acima do normal, 5%, sendo que o índice considerado normal é 1%. Nos EUA a dengue não matou ninguém no ano passado.

A Bahia é terceiro estado do país em
incidência de tuberculose. A cura da doença é simples, desde que o tratamento não seja interrompido por seis meses. O bacilo de Koch ataca o pulmão em 90% das vitimas. Ontem foi o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e na Bahia foi feita uma mobilização pra informar da importância do tratamento.

Em Mato Grosso o Sindicato do Comércio Farmacêutico – SINCOFARMA, alerta para
falta de medicamentos para asma, renite, alergias e uso continuo para idosos. Tudo porque empresas que estão devendo a receita, não recolheram ICMS, não podem ter seus produtos exportados.

As maternidades não tem vagas, os leitos dos hospitais estão cheios, não existem UTIs suficientes para atender a população, e agora? A saúde é um bem para todo e qualquer cidadão, como conviver sem acesso a ela? Será que “a solução vai ser alugar o Brasil”?

A saúde pública esta descendo pelo ralo, políticos não fazem nada, todos eles no mínimo freqüentam seus hospitais particulares, com leitos exclusivos, com seus médicos particulares e o pobre depende do SUS (Sistema Único de Saúde), quando este funciona, pois esta falido, falta investimentos, precisamos decretar estado de emergência para saúde publica.

2 comentários:

Unknown disse...

É, meu caro, essa é a nossa Bahia. Esse é o nosso Brasil. É até compreensivo o pensamento dos que nos governam: "Se o pobre é um problema social, financeiro e ainda espanta o turismo internacional... matemos logo eles todos! Se não dá pra reuni-los em um estádio e soltar uma boma... então deixemos eles sem acesso à saúde, a alimentação, a educação..."! Enquanto nós, brasileiros, não tomarmos consciência política, ficaremos sempre à merce deles (os maus-políticos).

Andre Luis Gomes disse...

Com certeza querido Carlos Eduardo!