quinta-feira, 27 de setembro de 2007

A reformulação a caminho

Duas semanas após o anúncio da Operação caça-fantasma, as secretarias agora se preparam para traçar o plano de trabalho para validação do quadro pessoal. Até o momento, a validação está sendo feita através de recadastramento pela Internet, mas algumas secretarias já enviaram suas equipes para fazer a atualização de forma presencial em alguns municípios.

A diretora do RH da Secretária da Saúde, Rosa Ceci, informou que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) terá que visitar 417 municípios baianos. Até ai tudo bem. Mas será que os 417 municípios vão ser mesmo visitados? E os que serão visitados, a vistoria é confiável? No país em que vivemos tudo é tão fragilizado, será que essa operação vai gerar bons frutos mesmo?

Fala-se muito depois dessa operação em uma melhoria na máquina pública, mas melhorar a máquina não é, apenas, exonerar os funcionários fantasmas, e, sim procurar capacitar os funcionários existentes nela. Para o diretor de Administração de RH da Secretária de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Robson Souza, uma melhoria só seria possível com um planejamento no cronograma de concursos. “Precisa-se reestruturar a forma de contratação do REDA (Regime Especial de Direito Administrativo)”, afirma Robson.

Enquanto essa melhoria não chega os cidadãos se queixam do péssimo atendimento prestado pelos órgãos públicos, como é o caso de Lázaro Silva, auxiliar administrativo, que tenta recalcular o valor de seu IPTU e não consegue, pois todo dia solicitam um novo documento a ele. “Deveria acabar com a estabilidade desses funcionários públicos. Em vez de caça-fantasmas deveria ser caça a quem não gosta de trabalhar”, desabafa.

Até que esta operação seja concluída e seja feita a reestruturação da máquina pública, cidadãos sofrem para ser atendidos pelos órgãos públicos. A estabilidade é um dos motivos que causa um certo “desleixo” no atendimento ao cidadão, se este beneficio acabar, talvez as pessoas consigam resolver seus problemas mais rápidos.

Matérias relacionadas:
Caça-fantasma na máquina estadual

Um comentário:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado