terça-feira, 5 de agosto de 2008

Disputa pelo melhor calçamento

Enquanto a população sofre com a falta de segurança, as filas nos postos de saúde não param de aumentar, os ônibus continuam super lotados e as principais vias da capital continuam cheias de buracos, os moradores da Barra protestam contra a revitalização do calçamento no local. O revestimento que antes era de pedra portuguesa, agora será modificado por granito e concreto varrido, quer dizer a prefeitura pretendia modificar, mas agora isso depende de uma decisão judicial.

Tudo por que, segundo Dimitri Ganzelevitch, “ao retirar as pedras portuguesas e as árvores, estão transformando a cidade em uma coisa anônima, sem características peculiares”. Tudo bem, quanto a retirada das árvores sem um aviso prévio, ele pode até ter razão, mas em reclamar por uma melhoria que será feita no bairro só porque afetará a estética, ele realmente deve ser muito ocupado para se preocupar com isso.

Pois é, como se trata de uma região de classe média alta, eles [os moradores] podem optar pelo tipo de calçamento que querem ter no seu bairro. O Ministério Público Estadual que deveria se ocupar de outros assuntos mais importantes, tem que se preocupar com a estética do calçadão da Barra. Mas é claro, estamos falando de um cartão postal da cidade. Precisamos melhorar a paisagem dos postais, afinal de contas, os turistas só os conhecem.

Alguns criticam a mudança da prefeitura pelo fato que a retirada das pedras portuguesas, irá afetar na tradição do local, já que as mesmas são oriundas de Portugal, e estão ali desde o século XX. A obra que nosso querido prefeito aprovou está orçada em R$ 1,2 milhão, enquanto que em bairros populares nem calçamento existe. Se esse dinheiro fosse investido na melhoria do calçamento da periferia, acredito que a população iria ficar extremamente satisfeita.

Leia mais: Consulta popular definirá o calçadão da Barra

Nenhum comentário: