sexta-feira, 11 de abril de 2008

Paraíso dos quebra-molas

Andar pelas ruas de Salvador esta cada vez mais complicado. Se não bastassem os inúmeros semáforos instalados a todo canto, os vários buracos de todos os tipos e tamanhos, temos que conviver também com o número absurdo de quebra-molas.

Na Avenida Regional que liga Cajazeiras a Avenida São Rafael, existem cerca de oito quebra-molas (sem contar os buracos, que forçam os motoristas a andar em baixa velocidade) e estão construindo mais dois. O pior de tudo não é a construção desses “redutores de velocidade” – como são chamados pela prefeitura, e, sim, a localização destes. Os mais novos estão sendo construídos num dos trechos mais perigosos da via, embaixo de um viaduto, num local deserto, sendo que após as 20hr a pista fica sem segurança nenhuma, ou seja, o motorista corre o risco de reduzir a velocidade e ser surpreendido por um ladrão.

Certo de que as ruas de Salvador precisam ser sinalizadas, mas também não se deve exagerar. Existem locais que a distância entre um quebra-mola e outro é de menos de 100 metros. O Detran uma vez ou outra faz campanhas educativas, outro órgão que segue pelo mesmo rumo é a SET, mas será que existissem, realmente, políticas publicas voltadas para a educação no trânsito, seriam necessários tanto quebra-mola e semáforo na cidade?

Os motoristas de Salvador são mal educados, mas acima de tudo, são mal preparados para o trânsito. Para alguns a sinalização serve só como enfeite, o retrovisor serve só para pentear o cabelo, entre outras manias. Criticam tanto nossas queridas mulheres, mas elas sim, dão um show de educação no trânsito. Elas são mais educadas, mais sensatas, mais cautelosas, enfim, vale a pena se inspirar nelas (pelo menos algumas).

5 comentários:

Unknown disse...

Um salve às mulheres pilotas... Concordo com vc André, que elas dão um show no quesito educação no trânsito. Contudo, só discordo de uma questão. Em relação a quantidade de quebra-molas, isso é devido ao referencial. Quem está do lado do volante acha um absurdo o número demasiado de ranpinhas na pista para diminuir a velocidade dos automóveis. Entretanto, para os pedestres, a história é outra. Atravessar pistas em locais que não dispoem de semárforo ou de passarela é morrer à mingua. Então esses quebramolas são bons para quem anda na "11". Se tem muitos ou não é uma questão de referencial. Como diz um grande amigo: "um ponto de vista é apenas a vista de um ponto!".

Unknown disse...

Errata!
Onde se ler "ranpinhas", leia-se "rampinhas".

Andre Luis Gomes disse...

Concordo em parte com vc caro Dudu. Não é só um ponto de vista, eles são um verdadeiro incômodo pra toda população. Quem esta em pé nos ônibus sofrem a beça quando estes passam por essas "muralhas". Se os motoristas fossem bem capacitados, talvez não precisasse de tanto quebra-mola e semáforo.

Unknown disse...

Tá bom, André... vc venceu... é muito cara de pau... mas, respeito sua opinião jornalística. Vou tomar cuidado quando passar em pé num buzú por cima de uma dessas "mulharas de concreto chamada quebra mola. kkkkkkkkk...

Unknown disse...

estes quebramolas do prefeito só traz transtornos a população de cajazeiras,congestionamento intenso na hora do pique,se alguem passar mal em fz grande 4,e pesir socorrp para são rafael morre,porque e mas de 50 quebra molas